Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Logística

ERP Sistemas: O que é e como funciona nos negócios?

augusto
Escrito por augusto em 16 de julho de 2018
ERP Sistemas: O que é e como funciona nos negócios?

O que é ERP?

O Enterprise Resource Planning (ERP) é um termo do setor para o amplo conjunto de atividades que ajuda uma organização a gerenciar seus negócios.

O objetivo importante do software ERP é integrar os processos de negócios de back office.

Ou seja, facilitar o fluxo de informações dentro de uma organização, para que as decisões possam ser orientadas por dados.

Os conjuntos de software ERP são criados para coletar e organizar dados de vários níveis de uma organização e conectar atividades comerciais entre departamentos.

Uma abordagem estruturada para o ERP pode ajudar uma empresa a padronizar e automatizar seus processos de negócios e melhorar a eficiência das operações.

Além de economizar tempo e dinheiro, uma abordagem integrada para gerenciar processos de negócios garante que todos estejam trabalhando com os mesmos dados.

Ou seja, todos da equipe estarão observando os mesmos principais indicadores de desempenho de Key Performance Indicator (KPIs).

Como funciona?

As organizações tendem a perceber que precisam de software de ERP quando começam a desenvolver seus sistemas de negócios,.

Especialmente quando os sistemas de negócios são compostos de aplicativos diferentes coletados ao longo do tempo.

À medida que a lacuna aumenta entre o que o software comercial é capaz de fazer e o que os processos de negócios precisam, começam a surgir problemas e isso geralmente leva a uma busca por um software ERP capaz de integrar fluxos de trabalho.

Os módulos de software ERP que uma empresa seleciona geralmente dependem dos processos de negócios específicos que desejam melhorar, e também de se a empresa vende produtos ou serviços.

As empresas que vendem produtos geralmente têm funções de fabricação, cadeia de suprimentos e distribuição que os módulos do ERP devem atender.

Este objetivo orientado a recursos do ERP reflete sua origem como uma ferramenta para a indústria de manufatura.

Ao longo de várias décadas, os fornecedores comerciais desse tipo de solução adicionaram recursos que também são úteis em muitos outros setores.

Quais os benefícios gerenciados?

A maioria dos sistemas ERP é vendida em módulos.

Os clientes compram os módulos que fornecem a funcionalidade comercial de que precisam, como:

  • Cadeia de fornecimento – Ajuda a garantir que as matérias-primas certas estejam à mão.
    Ou que o cronograma esteja disponível  para que os compromissos possam ser cumpridos dentro do prazo e do orçamento.
  • Contabilidade – Inclui ferramentas para efetivamente ver e gerenciar recebíveis, contas a pagar, razão geral e outras funções de contabilidade de rotina.
  • Recursos humanos – Gerencia o ciclo de vida de ponta a ponta dos eventos dos funcionários, desde o recrutamento até a aposentadoria, bem como os custos relacionados aos funcionários, incluindo folha de pagamento, benefícios, treinamento e programas de retenção.
  • Relacionamento com o cliente – Embora o CRM seja uma categoria de software independente, muitos sistemas de ERP incluem o CRM como um módulo.


O ERP e o CRM garantem muitos ganhos

Qual deles implementar primeiro?

Vai depender do negócio e das prioridades da empresa, se a questão é melhorar o relacionamento com o cliente e depois a gestão como um todo.

A sugestão é começar pelo Customer Relationship Management (CRM), mas se é integrar as áreas, analisar indicadores e ter informações para tomada de decisão, então é melhor começar pelo ERP.

Mas independente disso, nada impede de colocar os dois em produção no mesmo momento.

Assim criando uma nova cultura de integração e relacionamento interno e com clientes.

Conclusão

Sendo assim, o objetivo do ERP é a eficiência.

Ao ajudar os funcionários a realizar as ações certas no momento certo, as organizações podem economizar dinheiro, entrar no mercado mais rapidamente, fornecer melhor atendimento ao cliente e melhorar o desempenho em relação a praticamente qualquer indicador-chave de desempenho.

Quer saber mais? Conheça a Accellog Global Technology!

Fonte

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress