Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Tecnologia

Logística 4.0 o que é e como impacta sua operação

marketing
Escrito por marketing em 8 de outubro de 2020
Logística 4.0 o que é e como impacta sua operação

Logística 4.0, você já ouviu um termo semelhante nas suas buscas não é?

Antes de começar a aprofundar na Logística 4.0 é necessário que se entenda um pouco sobre o termo Indústria 4.0.

Neste post eu vou dar só uma passada breve sobre indústria 4.0, então se quiser um overview mais profundo sobre indústria 4.0, segue o link do nosso conteúdo sobre o assunto.

O termo vem sendo cada vez mais utilizado, e o objetivo principal é levar não somente a automação na forma simples, mas sim transformar as fabricas em ambientes automatizado.

Dentro da indústria 4.0, tudo é baseado em tecnologias de ponta, a fim de tornar o processo cada vez mais inteligente e autossuficiente.

Tudo isso a partir de tecnologias de ponta como Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas (IOT) e Computação em Nuvem.

Como a Logística 4.0 entra nisso?

Bom se unir essas tecnologias na cadeia produtiva, teremos uma cadeia de suprimentos muito mais alinhada e eficiente.

Com isso as operações passam a ser mais enxutas, e passam a produzir somente o que é necessário e de acordo com a demanda de produtos comercializados.

A partir do avanço das indústrias e das mehorias nas práticas de armazenagem e distribuição os produtos devem evoluir, e é exatamente neste ponto que entra a Logística 4.0.

Ela entra como uma evolução da logística que conhecemos, necessitando de investimento tecnológico e especialização da mão de obra.

Esta evolução tecnológica na logística traz alguns benefícios, tanto para processos quanto nos resultados.

Vou falar um pouco sobre alguns deles…

Impactos positivos através da logística 4.0

A logística 4.0 é um caminho que não há como evitar para conseguir atender o mercado que esta cada vez mais digital.

Muitas empresa deixam de investir na evoluções das suas operação, mesmo com a realidade da indústria e logística 4.0 cada vez mais em evidencia no mercado.

E claro, com isso irão perdendo competitividade.

Para te ajudar a clarear as ideias e ver o potencial e benefícios da logística 4.0, vou falar sobre os principais impactos positivos que ela trás para a Supply Chain.

1. Melhora da eficiência operacional

Todo empreendedor quer que sua empresa e processos funcione de forma mais eficiente do que seus concorrentes.

E mesmo este sendo um objetivo em comum às empresas, fazer com que ela utilize seus recursos de maneira que gere mais lucros é um desafio muito grande.

Pois disto depende da união e envolvimento de todos os setores que fazem parte do ecossistema produtivo da empresa e suas equipes.

A partir dessas mudanças nos processos os resultados começam a ficar evidentes e a qualidade e eficiência produtiva vai aumentar naturalmente.

2. Sincronização da cadeia de abastecimento

Neste ponto é onde a TI e a automação devem ser utilizadas como ferramentas principais.

A primeira coisa a se fazer é integras todas as fontes de informações ligadas a Supply Chain.

Com isso se tem a partir das informações uma ideia mais exata da necessidade de cada setor envolvido na cadeia produtiva.

Promovendo uma redução no volume de estoque de produtos prontos e insumos, reduzindo o desperdício dos produtos.

Com essa sincronização a empresa começa a ganhar mais produtividade e ainda reduzir custos no processo produtivo.

As melhorias promovidas impactam também a experiência do serviços e produtos oferecidos aos clientes.

As empresas precisam analisar bem essas mudanças pois, as que não se adaptam as demandas do mercado consumidor naturalmente deixam de ser referencia como fornecedores e perdem espaço no mercado.

3. Redução de custos é um dos principais benefícios da logística 4.0

Ao planejar os processos e implementar novas ferramentas e estratégias se torna possível reduzir os custos operacionais do processo produtivo.

Utilizando a tecnologia como aliada, ao tornar os processos mais eficientes e com menos desperdícios uma das primeiras coisa que se notam nos resultados é a redução de custos.

Quando a empresa implanta melhorias na eficiência da operação, principalmente nos processos de automação da cadeia logística, os resultados impactam em processos que vão desde a redução no desperdício de insumos de escritório, até na entrega de produtos ao cliente.

Conclusão

Cada vez mais a Logística 4.0 vai ser necessária para as empresas manterem a competitividade e a qualidade dos produtos e serviços prestados.

Isto porque como vimos, os benefícios que ela promove através das melhorias causadas pela sua implantação, ajudam na redução dos custos, melhora o acompanhamento das métricas e dados da operação e conseguir insigts para tornar a empresa cada vez mais competitiva no mercado.

Se quiser saber mais sobre como reduzir custos e garantir a eficiência da sua operação logística acredito que este conteúdo pode ser do seu interesse também.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.