Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Gestão

Importância do Lead Time na Logística

Hígor Sander
Escrito por Hígor Sander em 6 de março de 2020
Importância do Lead Time na Logística

Para falar sobre a importância do lead time na logística, primeiramente temos que entender o que significa Lead Time.

O que é Lead Time?

O termo Lead Time surgiu na engenharia de produção e tem como definição:

“O tempo decorrido entre a chegada de um pedido efetuado por um cliente até este pedido seja entregue”.

Traduzido do inglês Lead Time significa “tempo de espera” ou “tempo de ciclo”.

E é nesta linha de raciocínio que vamos seguir, ou seja, Lead Time é o tempo de espera entre o início da primeira atividade (pedido) até que esse produto ou serviço seja entregue ou concluído.

Este conceito vem se aplicando muito bem a supply chain, e saber o que é Lead Time na logística é um conhecimento de suma importância para as empresas na atualidade.

Isto porque, um Lead Time alto significa uma empresa lenta, enquanto Lead Time baixo mostra que a empresa é veloz.

Ou seja, aplicar esse conhecimento pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso da operação.

O que é Lead Time na Logística?

O lead time está intimamente relacionado aos tempos de espera da cadeia logística, e seu uso pode ajudar gestores a:

  • Controlar de forma simples os tempos das etapas dos processos;
  • Ajustar indicadores de resultados;
  • Identificar erros e gargalos nos processos;
  • Ter insights para aperfeiçoar as etapas de produção e distribuição;

Ou seja, lead time em logística é a soma de todos os tempos de processamento do produto até que ele esteja nas mãos do consumidor final.

Sendo importante porque na logística existem muitos fatores que definem o sucesso da operação e um dos principais é o Tempo.

Logo, qualquer situação em que algum dos processos sejam interrompidos ou sofram atrasos e/ou inatividade impactam no resultado.

O Resultado disso são prejuízos financeiros como paradas de fábrica ou multa por atrasos de entrega.

Portanto, otimizar processos em logística é uma prioridade para muitas empresas.

E existe uma pressão do mercado para que as instituições adotem etapas operacionais mais enxutas, gerando processos mais ágeis.

Ou seja, na busca por um fluxo aprimorado na cadeia de produção, quanto mais a empresa conseguir analisar informações melhor.

Que tipo de melhorias ajudam a reduzir o lead time?

Devido às peculiaridades de cada empresa e suas operações, cada uma demanda uma análise operacional exclusiva.

Em outras palavras, a implantação de Kpis específicos para medir a eficiência da sua operação logística pode ser o ponto chave para isso.

Algumas empresas do ramo de tecnologia como a Accellog desenvolveram soluções para contribuir na redução do lead time das operações logísticas dos seus clientes.

Quer saber mais sobre KPIs e como eles podem ajudar na redução do seu lead time? É só clicar no link abaixo.

KPIs: Três KPIs fundamentais na Logística Inbound

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Importância do Lead Time na Logística”

Natalia De Sousa

Obrigado . it was very useful it helped my Portuguese logistics vocabulary coz I studied in an English university

plugins premium WordPress