Os gargalos logísticos são caracterizados como: “todos os pontos dentro de um sistema industrial que limitam a capacidade final de produção”.
E por capacidade final de produção entende-se a quantidade de produtos disponibilizados ao consumidor final em um determinado intervalo de tempo.
Então, uma empresa pode apresentar um gargalo de produção quando a maioria das suas etapas possui uma certa velocidade de produção.
E se, uma única etapa possui uma velocidade muito menor do que as outras, então, acaba atrasando todas as etapas seguintes.
Ou seja, a logística pode se tornar um gargalo na produção, quando o seu processo for mais lento do que os outros.
Portanto, alguns fatores podem acarretar nessa demora e lentidão no setor logístico, como infraestrutura precária e filas.
Estradas
No Brasil, é notável, as condições precárias que as estradas e rodovias se encontram.
Buracos, acessibilidade ruim, falta de segurança, são, infelizmente, algumas das características das estradas brasileiras.
Cerca de 87% delas são de pista simples e 40% das estradas não têm acostamento.
E, mais ou menos 50% não têm nem placa de aviso antes de curvas perigosas. Estes fatores geram altos custos, falta de segurança e risco de acidentes para quem se desloca pelo país.
Filas
Um dos grandes gargalos logísticos, e também gerador de um significativo gargalo na cadeia de suprimentos é a formação de filas nos pátios de empresas e nos portos.
Portanto, estas situações impedem que a carga seja entregue ou embarque no tempo certo.
Alem de todo o estresse que faz com que os caminhoneiros se submetam, e ainda gerando trânsito.
Atrapalhando não só quem está trabalhando, mas também, os outros motoristas que estão nas estradas e ou outros funcionários das empresas.
Mas quais soluções adotar para eliminar os impactos com filas e reduzir os custos de uma estrutura precária?
O Porto de Paranaguá já está, há cerca de quatro anos, sem concentrar filas nas suas docas.
O problema foi resolvido por meio do implantamento do agendamento de cargas.
A programação do porto é organizada de acordo com a ordem dos navios para atracar. Todos os dias, a equipe de logística se reúne para programar a chegada dos caminhões carregados de grãos.
Diante dessa situação, em que precisa-se driblar esses fatores e analisando a mudança que acabou com as filas no Porto de Paranaguá.
Como resultado, chega-se a conclusão que ter controle sobre horários e execução de ações pré determinadas é essencial para reduzir custos e sair na frente no mercado.
O agendamento de cargas tem como objetivo principal evitar filas, concentração de veículos no pátio ou planta das empresas, portos ou cooperativas e perda de tempo por meio do agendamento prévio de horários.
Entenda no post a seguir como o agendamento de cargas pode te ajudar a eliminar custos logísticos.
Custos Logísticos, entenda como o agendamento pode eliminar gastos
Pensando nisso, a Accellog Global Technology, desenvolveu o Carga Pontual, que é uma solução eficiente para toda a Cadeia de Suprimentos, Logística Integrada e Operações de Inbound e Outbound.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.