KPIs, com a revolução dos processos de qualidade vinda do Japão nos anos 50 nasceu este conceito.
Ela foi Liderada por Edwards Deming, considerado pai da qualidade no Japão, além de outros envolvidos.
Kpis tinham e tem até hoje o objetivo de medir o crescimento de uma organização.
Desde sua criação, os conceitos relacionados a estes indicadores e a qualidade que eles monitoram vem sendo aprimorados por diversas empresas de diferentes segmentos, entre eles, a logística.
Mas Alan, afinal o que é um KPI e para que serve?
Definição de Key Performance Indicator
Vamos lá, um KPI (Key Performance Indicator), na tradução livre quer dizer “Indicador chave de performance”.
Ou seja, Kpis são métricas específicas que você pode e deve medir para monitorar o desempenho de projetos.
Além disso, ajudam no monitoramento os objetivos estratégicos e resultados importantes de alguma área da sua empresa.
Portanto, todos estes objetivos devem estar relacionados ao crescimento global da organização.
O objetivo é monitorar o que é necessário para o sucesso da empresa e tomar decisões com base nos dados coletados.
Por exemplo, se sua empresa depende da recepção de produtos em um determinado local, com um KPI você consegue identificar se a chegada de veículos com os produtos prioritários para sua produção está baixa.
Possibilitando averiguar qual é o problema que impede os veículos de chegarem e tomar providências para melhorar o fluxo.
Por isso a importância de se medir os indicadores certos e usá-los de maneira correta.
Como o post é relacionado aos KPIs da logística inbound, deixarei em seguida:
3 dos KPIs considerados mais importantes segundo especialistas da área!
KPI 1 – Pedidos recebidos completos e dentro do prazo
Para quem trabalha na área de recepção de veículos de produto sabe o quanto a chegada de matéria prima e produtos é importante para o bom funcionamento de uma planta.
Em outras palavras, serve para monitorar quantas entregas estão sendo feitas no prazo é fundamental.
Com estes dados você consegue identificar se a transportadora e fornecedores contratados são realmente os parceiros certos para a sua produção.
KPI 2 – Tempo médio de descarga
Este KPI mede o tempo que os veículos levam para realizar o ciclo de descarga do produto na sua unidade.
Incluindo o tempo de espera para descarregar.
Com ele é possível identificar se existe algum gargalo que está consumindo mais tempo de um veículo no local.
Por exemplo, uma doca que normalmente faria o carregamento em 10 minutos está fazendo em 30,
Isto obviamente é sinal de que algo não está certo naquele local.
Este KPI também ajuda no planejamento de fechamento de docas quando necessário e janelas de recebimento de fornecedores.
KPI 3 – Tempo médio de permanência do veículo
O tempo médio complementa o anterior, porém, ele abrange todo o processo relacionado a um veículo que chegou na unidade.
Ou seja, desde a conferência da documentação na portaria, até o momento da saída.
Controlar este KPI pode ajudar a reduzir filas, consequentemente reduzindo o custo com estadia.
E assim como o anterior, identificar gargalos na recepção e expedição de veículos.
Extraindo as informações dos KPI’s
Por fim, você pode estar se perguntando, como é feita a medição de KPI’s como apresentados anteriormente nos dias de hoje?
Bom, muitas empresas ainda utilizam planilhas no Excel para monitorar a chegada dos veículos e permanência dos mesmos dentro de uma planta, mesmo não sendo esta a melhor forma.
Outras, nem sequer fazem este tipo de controle.
Já as grandes empresas utilizam softwares mais sofisticados que facilitam e automatizam a coleta destas informações.
Então se a sua empresa não faz estas medições, e ao ler este artigo você viu tal necessidade, apresente um projeto ao seu gestor de logística ou seus superiores, procure ferramentas e softwares que possam lhe ajudar neste processo.
Muitas vezes um investimento neste tipo de sistema pode trazer um alto retorno financeiro e otimização da sua operação.
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